Nascido no interior do estado do Espírito Santo, numa família pobre, teve de trabalhar desde a infância para ajudar a família. Em abril de 1964, Soares chegou ao Rio de Janeiro com sua família e foram residir na casa de seu tio Aderbal, em São Gonçalo. Após ler o livro de T. L. Osborn, intitulado Curai os enfermos, expulsai os demônios, ele sentiu o impulso para a atividade religiosa e desistiu do que antes fora o seu sonho, que era estudar Medicina, pois lhe tinha sido prometida uma bolsa de estudos no curso de Medicina na Universidade Patrice Lumumba, em Moscou, na Rússia.
Ele fundou então a Igreja Internacional da Graça de Deus, tendo inaugurado o primeiro templo em 1980, na rua Lauro Neiva, no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, do qual é líder até hoje. Casou-se com Maria Madalena, possuindo cinco filhos homens. Apresenta o programa Show da Fé pelas redes Bandeirantes e CNT, no período da noite, bem como pela RIT – Rede Internacional de Televisão, que é de propriedade da igreja. Além disso, conta, atualmente, com horários alugados nas madrugadas e fins de tarde na Band. Apesar da multiplicação do sinal em várias emissoras do Brasil e em alguns outros países, o consenso geral dos executivos dessas emissoras é de que a participação de R.R. Soares derruba as audiências seguintes, prevalecendo apenas o lucro pelo que ele investe em cada uma delas.
Tornou-se o campeão de aparições na televisão ao ter um total de 100 horas por semana de programação nas emissoras de alcance nacional, mas perdeu a posição de liderança para o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, Valdemiro Santiago, agora o religioso com o maior tempo de exposição na TV aberta no Brasil[4] Atualmente, Soares conta com mais de 2.000 igrejas espalhadas por todo o país. Embora casado há 28 anos com a irmã do atual dono da Rede Record, Magdalena, a relação com Edir Macedo é anterior. Tendo-se conhecido em 1968, na Igreja de Nova Vida, os dois fundaram "A Cruzada do Caminho Eterno", sete anos após. Em 1977, criaram a Igreja Universal do Reino de Deus. Em 2002, contratou seu sobrinho, Calebe Soares, para liderar a Nossa Rádio FM, no Rio de Janeiro. Em 2003, perdeu a rádio por questões políticas.[3] Em maio de 2006, lançou uma Rede de TV aberta, a RIT (Rede Internacional de Televisão), que pretende atingir cem mil assinantes